sábado, 17 de novembro de 2012

UMA DAS RECOMPENSA DE UM APÓSTOLO DE JESUS - Atos 21.1-40



ATOS 21.1-40 – UMA DAS RECOMPENSA DE UM APÓSTOLO DE JESUS: PRISÃO NA CAPITAL JERUSALÉM.

“Então Paulo respondeu: Que fazeis chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só a ser amarrado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus.” (Atos 21.13)

Após anos de trabalho árduo e perigoso na seara do Senhor, após muita dedicação e entrega para fazer conhecido e confirmado o Reino de Deus, o apostolo Paulo volta a Jerusalém, a capital da religião oficial, de onde saiu os missionários, profetas e evangelistas para semear a Palavra de Deus; onde tudo acontece e todos com suas casas e empregos bem estabilizados, moram perto de onde congregam, fazem as suas teologias e nada sabem sobre o Deus a quem teologizam. Por vezes estamos esperando que algo aconteça da parte de Deus, para nos confortar e consolar diante de tantos dissabores e entraves que a Obra nos submete, e Deus responde a Paulo com a sua prisão. É! no reino de Jesus é assim, aquele que descansa, carrega pedra.
            Curioso que Paulo ao chegar a Jerusalém e após conversar com Tiago, aceita o rito de purificação judaica, junto com aqueles outros homens a quem Tiago o havia informado. Mesmo tendo passado tanto tempo nas viagens missionárias pregando e ensinando exatamente o contrário de tudo aquilo que se vivia na religião oficial em Jerusalém. Mas, isto, fica por conta da fase de experiência e aprendizado que também o próprio apóstolo Paulo teve que passar; ou por ter que se relacionar com crentes judeus que ainda não haviam se livrado de todos aqueles costumes da religião judaica, Paulo agora, já não queria comprar nenhuma briga, e logo estas leis cerimoniais na sua vida religiosa e da vida dos outros apóstolos sairiam completamente das suas mentes e passariam a deixar para traz todas as sombras da antiga aliança.
            O que para Paulo é muito bem administrado com relação às leis cerimoniais da fé judaica, a ponto de se fazer como ele mesmo diz em 1ª Cor 9.19-23: “Pois, sendo livre de todos, fiz-me escravo de todos para ganhar o maior número possível: Fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse eu debaixo da lei (embora debaixo da lei não esteja), para ganhar os que estão debaixo da lei; para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. Ora, tudo faço por causa do evangelho, para dele tornar-me co-participante.”. o amadurecimento acontece à medida que o Espírito Santo nos imprime a sua vontade santa, o que não é muito fácil, pois necessita combater com a nossa carne o que não é muito difícil para Ele, mas o mais difícil é para nós largamos a nossa carne, ou seja, a nossa velha vontade.
            Não sei se Paulo era o fraco, por ter se deixado misturar de forma consciente e amigável com os crentes judeus em Jerusalém, e praticar os seus ritos religiosos, ou, se eram os crentes judeus que eram os fracos por ainda carregarem aqueles ritos e cerimônias da sua antiga religião. O fato é que após concluírem que Paulo não estava mais pregando e ensinando aquelas coisas da antiga religião, eles o expulsaram do templo e lhe ofereceu como consolo as algemas dos soldados para o levarem preso, como diz o texto em Atos 21.28 clamando: Varões israelitas, acudi; este é o homem que por toda parte ensina a todos contra o povo, contra a lei, e contra este lugar; e ainda, além disso, introduziu gregos no templo, e tem profanado este santo lugar.”. Como o tempo passa para todos, passou também para o apostolo Paulo, veja o que ele mesmo escreveu aos crentes em outras e para outras igrejas de Jesus: “Portanto não nos julguemos mais uns aos outros; antes o seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao vosso irmão. Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nada é de si mesmo imundo a não ser para aquele que assim o considera; para esse é imundo. Pois, se pela tua comida se entristece teu irmão, já não andas segundo o amor. Não faças perecer por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu.” (Rm 14.13-15). Se este acontecimento em Atos 21 é anterior ao escrito por Paulo aos Romanos, fica entendido os por quês.
Na área do julgamento ao outro, nós somos mestres, sempre nós somos os melhores, nós somos os mais usados, nós fazemos a Obra de Deus, nós, nós, nós; não foi ai, que satanás encontrou a brecha para de certa forma derrubar Adão e Eva? “Um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come só legumes. Quem come não despreze a quem não come; e quem não come não julgue a quem come; pois Deus o acolheu. Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai; mas estará firme, porque poderoso é o Senhor para o firmar.”. fica muito difícil para um pastor admitir o erro, ou que julgou de forma maldosa outro pastor ou outros pastores, não seria mais indicado conforme o texto, aceitar que existe no corpo, fortes e fracos e que o incrível Hulk é só o Senhor Jesus?
Quando Tiago que também era apostolo de Jesus; recebeu Paulo em Jerusalém, ele se alegrou junto com os anciãos de igreja, pelos relatos de Paulo em relação aos frutos que havia dado ao Reino de Deus; v.20 “Ouvindo eles isto, glorificaram a Deus, e disseram-lhe: Bem vês, irmãos, quantos milhares há entre os judeus que têm crido, e todos são zelosos da lei.”. Porém, sua postura com relação aos demais judeus ficarem sabendo que Paulo estava ali e que não estava trabalhando conforme a cartilha de Jerusalém; a postura de Tiago foi a de tentar apaziguar o impaziguável; veja a sua proposta a Paulo: “Que se há de fazer, pois? Certamente saberão que és chegado. Faze, pois, o que te vamos dizer: Temos quatro homens que fizeram voto; toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles as despesas para que rapem a cabeça; e saberão todos que é falso aquilo de que têm sido informados a teu respeito, mas que também tu mesmo andas corretamente, guardando a lei.”. Provavelmente Tiago ainda não dominava e não era tão maduro assim, ou já havia sido dominado pela igreja ao ponto de se acovardar diante dos membros judeus.
Covardia não é uma boa qualidade para um líder, Jesus não é, não foi, e não será covarde, manso e humilde sim, covarde jamais. Paulo mesmo ensinou a Timóteo, na sua carta a 2ª Timóteo 1.7-11: “Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. Portanto não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa comigo dos sofrimentos do evangelho segundo o poder de Deus, que nos salvou, e chamou com uma santa vocação, não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e a graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos, e que agora se manifestou pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual destruiu a morte, e trouxe à luz a vida e a imortalidade pelo evangelho, do qual fui constituído pregador, apóstolo e mestre.”.
Você está preparado para a traição de seus colegas de ministério, ou amigos crentes? Pense nisso. Não sabemos o que nos espera, só sabemos quem estará conosco quando o inesperado acontecer. Veja o que esperou Paulo: v.33 “Então aproximando-se o comandante, prendeu-o e mandou que fosse acorrentado com duas cadeias, e perguntou quem era e o que tinha feito.”.

“Quem era e o que tinha feito”, esta foi a pergunta do comandante da guarda a Paulo. Falta de conhecimento de quem era Paulo, esta é uma das respostas. Enquanto que em Éfeso por um período de apenas 2 anos todos o conheciam, na capital Jerusalém, Tiago tentava o proteger, provocando uma saída covarde para que não ficasse mal diante da igreja e consequentemente diante das autoridades. Mas como Paulo não perdia oportunidade, logo pediu a palavra e fez o seu discurso, e a partir dali aquele comandante, que provavelmente ouviu tudo o que Paulo falou, nunca mais deve ter se esquecido do apostolo.
            As pessoas se esqueceram de você? Sua popularidade é baixa na capital? Você se importa com isso? É isso que você persegue? Ou sua maior preocupação é fazer o Nome de Jesus ser conhecido? Pense nisso.

"Preguem o evangelho tendo em vista unicamente a glória de Deus, ou então, segurem suas línguas." Charles Spurgeon.

Em Cristo!
Pr Salésio Porto – 31/10/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário