sábado, 17 de novembro de 2012

LIÇÕES PARA A LIDERANÇA FIEL - Atos 20.1-36



ATOS 20.1-36 – LICÕES PARA A LIDERANÇA FIEL – Pr Salésio Porto, 20/10/2012.

INTRODUÇÃO - Paulo está concluindo a sua segunda viagem missionária, com intenção de voltar para Jerusalém; ministério este que recebeu pessoalmente do Senhor da Igreja, Jesus Cristo (At 9.15-16) “mas o senhor disse a Ananias: vai porque este é para mim um instrumento/vaso escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel; pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome”.

            Atos 20.1, inicia dizendo: “cessado o tumulto, Paulo mandou chamar os discípulos e tendo-os confortado, despediu-se, e partiu para Macedônia”. Não é na prática exatamente o que Jesus havia dito a Ananias no capitulo 9? A atribuição do líder não é a de confortar os seus liderados, sendo que ele mesmo as vezes está passando por problemas e necessita de conforto? O que usar? Não falsas filosofias, argumentações mundanas, ciências humanas, ou pensamentos positivos; mas sim, as promessas gloriosas contidas no puro evangelho de Jesus Cristo.
            Atos 20.2, “havendo atravessado aquelas terras, fortalecendo os discípulos com muitas exortações, dirigiu-se para a Grécia”.      Façamo-nos a pergunta: estamos visitando a região, ou as nossas terras vizinhas para confortar, se tivermos; ou para formar novos discípulos de Jesus pela nossa região?
            Atos 20.3, Paulo ali, mais uma, vez sofreu nova conspiração dos judeus. Nós precisamos de amadurecimento e crescimento espiritual, e isto Deus nos dá, na medida e no tempo certo.
            Atos 20.4, Sendo tão gracioso conosco Ele coloca ao nosso lado, outros líderes seus, para que possamos nos confortar mutuamente.
            Atos 20.7-11, “No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o intuito de partir o Pão”; nos mostra o texto que o embrião da igreja de Jesus, já separava o Primeiro dia da semana e não o sétimo, para a Celebração da Santa Ceia. O Imperador Romano ainda não havia decretado seus vassalos, com o decreto nominal “todo o mundo cristão”. A história não mente, e sim homens mentirosos torcem-na para o seu deleite carnal. O que é o caso do adventismo sabatista, que para manter as suas doutrinas hereges, divulga ao mundo chamado pagão, que são eles os remanescentes e guardiões da doutrina e da lei de Deus, utilizando textos da Antiga Aliança, de forma mal interpretada; sem submetê-los à Nova Aliança no sangue de Jesus e seus ensinos, e o que é pior, inclusive no nosso meio.
            Atos 20.12-16, Paulo havia escolhido ir por terra, provavelmente para encontrar com mais ovelhas e mantê-las confortadas e consoladas pelo evangelho de Jesus, ele nos demonstra a oportunidade que temos para remir o tempo em nosso ministério, fazendo o que nos está proposto fazer. Mas, nós temos feito como ele? Preferindo andar por terra, ou invés, disso, preferimos nossos carros confortáveis cor ar condicionado e direção hidráulica, programas e computadores e última geração, para apascentar o rebanho, (não sou contra adquirirmos nenhum destes utensílios com nosso trabalho); e não indo pessoalmente ao campo?




            Atos 20.17-31 – TOMEI A LIBERDADE DE ORGANZAR UMA REFLEXÃO SOBRE O QUE O APOSTOLO PAULO ENSINOU AQUI, DA SEGUINTE MANEIRA:

Atos 20.17-19 – Princípio da Comunhão entre Líderes.
            Algo que tem se perdido entre nós, pois, somos muito individualistas e nos preocupamos mais em nos agradar do que agradar à vontade do nosso Senhor Jesus Cristo, sobre o que deve ser a verdadeira comunhão do Espírito Santo, dos e entre, os líderes. Mas, graças a Deus e seu Espírito Santo, ainda é preservado entre nós a essência de Jesus, para que não nos digladiemos e sejamos consumidos.
Atos 20.20-21 – Princípio da Grande Comissão – Evangelismo.
            Paulo disse que não se esquivou de “vos anunciar coisa alguma”, e isto nos comissiona a no mínimo duas coisas essenciais; a ordem é urgente e intransferível, e precisamos diligentemente anunciar todo o evangelho, não por faixas de interesses ou preferências e nem em zonas de conforto. Somos muito hábeis em manipular as coisas para nos favorecer, mas não foi isso que Paulo ensinou no texto, ele disse: “não me esquivei de vos anunciar coisa alguma”.
Atos 20.22-23 – Principio do Amadurecimento Espiritual do Líder.
            Paulo no inicio do seu ministério, cometeu os seus erros, como qualquer um de nós comete, mas a grande virtude é que apesar de nós, assim como Paulo, Deus usa de sua grande misericórdia para nos trazer ao arrependimento com as faltas, erros e decisões equivocadas que tomamos, em algum momento no inicio de nossos ministérios.
            Ele disse aqui, que constrangido no seu espírito ele iria a Jerusalém, não sabendo o que lá aconteceria, lá, ele já havia sido dispensado pela igreja, ou alguns irmãos, mas agora, ele já havia se conscientizado e vivido na pele, o que significa sofrer pelo nome de Jesus. Não há nada mais confortante e revigorante na nossa vida de servo, do que receber a confirmação no coração pelo Espírito Santo de que Deus está nos aprovando como aptos para continuar exercendo o pastorado, liderando o seu povo após alguns embates desafiadores e que nos exigiram além da coragem em alguns, a humildade de se dá a ser moldado, em muitos.
Atos 20.24 – Princípio da Prioridade Ministerial.
            Você pode livremente declarar junto com o apostolo Paulo este versículo, consciente do que está orientado no seu conteúdo? “Mas em nada tenho a minha vida como preciosa para mim, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do Evangelho da Graça de Deus” At 20.24. Qual é a sua prioridade de vida para Deus? Se você pode, parabéns, você é um homem feliz e bem-aventurado, por que esta deve ser a busca incansável e o alvo de todo líder servo, fazer isto, sem prejudicar ou desequilibrar a nossa própria vida, saúde, família; acertar e conseguir dá a Deus o que Ele tem direito sobre nós, faz parte do pacto d’Ele conosco, quando nos chamou pela primeira vez, lembra?
            Mateus já havia alertado em Mt 6.21 o que Jesus ensinou sobre este principio; “onde estiver o teu tesouro, ai estará o seu coração”, ou seja, você conseguirá realizar sempre na sua vida aquilo que é mais importante para você. Não tem erro, sempre se encontra tempo para fazer aquilo que se quer fazer.
            Já nós, mesmo que as vezes possa nos custar algumas várias renúncias, não temos o direito de voltar ou até mesmo, olhar para traz, uma vez que já temos posto a mão no arado, não há mais como desistir e deixar, já devemos estar tão envolvidos e participantes dessa desafiadora e assustadora Obra, que os prazeres e as fascinações deste mundo não nos conseguem prender.
Atos 20.25-28 – Princípio do Trabalho Ministerial Eficaz.
            Deve ser muito satisfatório para um líder de Jesus, poder abrir a sua boca, ou reclinar a sua cabeça, sem surgir na sua mente pensamentos que o incomodem com respeito ao que lhe está proposto e ordenado a fazer na Obra, e que ele tem feito com maestria, destreza e eficácia; é abençoador ouvir Jesus dizer: “bem fizeste, servo bom e fiel, foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei”. Ainda não tenho a resposta se o cumprimento deste versículo na nossa singela vida, é, aqui na terra, o nosso campo de batalha, ou se será no céu; mas, de qualquer maneira, tudo está condicionado ao nosso desempenho, sendo cada um de nós fiel e eficiente no seu serviço, e não importa o tamanho e a abrangência, seremos agraciados com serviços ainda maiores, Jesus mesmo disse que obras maiores do que as d’Ele os apóstolos fariam, ou poderiam fazer.
            Eis o desafio, Jesus falou que o mundo é o nosso campo, e olha que ele é enorme, o nosso ministério está sendo bem executado, de forma que, podemos a qualquer momento sermos chamados e comissionados pelo Senhor da Seara, para um trabalho de abrangência e proporção mais significativa para o Reino?
Atos 20.29-31 – Princípio da Atenção aos Sinais Internos.
            Paulo, aqui, falou aos seus presbíteros, bispos e pastores; sobre a penetração de homens vorazes no meio do rebanho do Senhor Jesus, e que eles não poupariam o rebanho. Você tem poupado o seu? Ou seja, tem o desafiado, mas de forma coerente e equilibrada com as exortações às vezes duras, mas verdadeiras que é sua função em ministrar a palavra de Deus? Ou você tem exigido dele além do que ele ode render? Precisamos de cuidado e sabedoria do Santo Espírito para não perder o equilíbrio.
            É evidente que o contexto acima fala sobre heresias e motivações carnais destes homens, no meio do povo de Deus e do nosso ministério, isto é um grande aprendizado, porque às vezes estamos atirando contra os outros, e o texto diz que precisamos olhar e cuidar para, e, dentro no nosso próprio arraial.
            A perversão do ministério pela febre e a histeria do sucesso pessoal, a síndrome do “pop star” que tem atingido alguns homens dentro da nossa denominação, é sinal de que algumas coisas do nosso planejamento, não está lá, como deveria, (aos nossos olhos) ou não; pois pensamos que estas dificuldades não estão sendo administradas pelo nosso Senhor Jesus Cristo, mas é engano pensarmos assim, Jesus mesmo disse que deveríamos ter cautela, sobre estes falsos profetas, pois eles nos apresentariam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores. Como temos muita dificuldade em identificá-los, pois podemos cometer equívocos, vamos continuar trabalhando corretamente conforme a orientação Bíblica e descansar que Jesus é suficiente para conduzir a sua Igreja sob o seu senhorio e cuidado. Caso você perceba algum caso, e chegue ao seu conhecimento de que tem algum líder na denominação ou ao redor assediando as ovelhas de Jesus, aos seus cuidados, fique atendo pois este é um sinal, de que deve ser fechada a porteira.
            O apostolo Pedro ensinou isso aos seus líderes, em 1ª Pedro 5.1-4; pastoreio é serviço amoroso e humilde, não para ser comparado e medido pelos altos ganhos e salários como os de “mega-empresários” nessas grandes empresas e multinacionais. É evidente que pelo seu bom desempenho como pastor o líder de Jesus está autorizado por Ele e pela fidelidade da Sua Igreja ser merecedor de dobrado honorário. Pedro diz que não pode ser por sórdida ganância, mas de boa vontade. Cuidado com a cobiça, à barra de ouro, grandes fontes de lucro, fazendo isto pelo uso e manipulação indevida da boa intenção do povo. Não temos esse direito, mas é lamentável, vermos homens enganadores, usando de forma descarada o lugar santo, para extrair ou extorquir grandes quantidades de lucros.
            Também o apostolo Paulo ensinou a Timóteo ao escrever em 2º Tm 2.20-21, que “numa grande casa não há somente utensílios/vasos de outro e de prata, há também de madeira, e de barro. Alguns para honra, outros, porém, para desonra”.  Cabe a cada um individualmente a hombridade de se purificar dessas coisas, e se sujeitar ao senhorio de Jesus Cristo, sendo fiel e honesto no que lhe cabe, sendo útil ao Reino de Deus, como Ele quer. E procurar não atrapalhar mais do que deveria, por ser e querer as coisas a seu jeito e a seu modo.
            Há lideres que só querem os holofotes e a fama, e para atingirem o que desejam, farão de um tudo, inclusive usar você e suas ovelhas. Portanto, a cada um de nós, cabe a exortação do apostolo Paulo: “Vigiai, lembrando-vos de que, por três anos, noite e dia, não cessei de admoestar, com lágrimas, a cada um”.
            Você tem chorado? Você tem orado dia e noite, por três anos, ou mais, pela igreja, pastores e ovelhas de Jesus? O que está faltando para isso acontecer? Depende de você? Então seja como Paulo ensina, faça.
            Tendo dito estas coisas, ajoelhando-se, orou com todos eles. Então houve grande pranto entre todos e, abraçando afetuosamente a Paulo o beijavam, entristecidos especialmente pela palavra que ele dissera: que não mais veriam o seu rosto. E acompanharam-no até o navio” (At 20.36-37).

Aplicações – Paulo viveu:
- Oração humilde com e no meio dos demais líderes e irmãos;
- Comoção dos irmãos e líderes pela sua partida, demonstração que sua liderança era amorosa;
- Abraçado por todos, demonstra comunhão do Espírito; temos alegria, interesse de abraçar os nossos líderes?
- Teve o privilégio de receber as demonstrações de carinho e afeto dos líderes sem reservas;
- Seus liderados o preferiam e faziam questão de que ele ficasse no meio deles – é este tipo de comunhão que temos vivido em nosso meio?
- E por fim, os seus liderados fizeram de um tudo para cuidar dele, até na sua saída para pegar o navio – as suas ovelhas e seus liderados fazem questão de que você fique? Ou elas tem lhe dispensado na primeira oportunidade?

            Pense nisso. Em cristo!
            Pr Salésio Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário